Despertando o prazer em aprender MATEMÁTICA
Professora Kátia Belo Medeiros, 4º Ano. Escola Municipal Professora Braulina Carneiro de Quadros.
A matemática sempre foi vista pelos alunos como algo difícil e repetitivo. Durante todos esses 23 anos em que leciono, percebo a dificuldade que os alunos têm em compreender o sistema de numeração decimal. Bem diferente do tempo em que estudei, que apenas memorizávamos procedimentos, sem compreender o que estávamos fazendo, atualmente, muito têm se investido nos cursos de formação para que os professores ensinem a matemática de forma lúdica e prazerosa, mas infelizmente muitos alunos chegam no segundo ciclo sem compreender a base do SND (Sistema de Numeração Decimal). Durante a sondagem inicial já percebi a grande dificuldade que as crianças tinham em compreender o SND (ordens, classes, valor posicional dos numerais, leitura, composição e decomposição), resolução de situações problemas simples, dentre outras. Então iniciei o trabalho com a matemática de forma mais concreta possível. Todas as aulas eu procurava trabalhar com materiais manipuláveis (em duplas ou individual), jogos, brincadeiras. Dentre os materiais utilizados nas aulas (importante ressaltar que não devemos utilizar em apenas uma ou duas aulas, mas é um trabalho contínuo) usei o material dourado, fichas escalonadas, quadro valor lugar. Os jogos realizados em sala foram: Nunca dez, Jogo Formando Números, Jogo da Memória, Bingo da adição e subtração, Desafio do cálculo mental, Batalha dos Números, Estrada das operações. A empolgação das crianças é visível. As aulas são alegres, produtivas, incentivando sempre o trabalho cooperativo (em grupos). Os alunos relatam diariamente que estudar matemática é divertido, que gostam muito das aulas, que compreendem o conteúdo de maneira clara. Esse é apenas o início de um longo trabalho, que pretendo realizar até o final do 5º ano.
A matemática sempre foi vista pelos alunos como algo difícil e repetitivo. Durante todos esses 23 anos em que leciono, percebo a dificuldade que os alunos têm em compreender o sistema de numeração decimal. Bem diferente do tempo em que estudei, que apenas memorizávamos procedimentos, sem compreender o que estávamos fazendo, atualmente, muito têm se investido nos cursos de formação para que os professores ensinem a matemática de forma lúdica e prazerosa, mas infelizmente muitos alunos chegam no segundo ciclo sem compreender a base do SND (Sistema de Numeração Decimal). Durante a sondagem inicial já percebi a grande dificuldade que as crianças tinham em compreender o SND (ordens, classes, valor posicional dos numerais, leitura, composição e decomposição), resolução de situações problemas simples, dentre outras. Então iniciei o trabalho com a matemática de forma mais concreta possível. Todas as aulas eu procurava trabalhar com materiais manipuláveis (em duplas ou individual), jogos, brincadeiras. Dentre os materiais utilizados nas aulas (importante ressaltar que não devemos utilizar em apenas uma ou duas aulas, mas é um trabalho contínuo) usei o material dourado, fichas escalonadas, quadro valor lugar. Os jogos realizados em sala foram: Nunca dez, Jogo Formando Números, Jogo da Memória, Bingo da adição e subtração, Desafio do cálculo mental, Batalha dos Números, Estrada das operações. A empolgação das crianças é visível. As aulas são alegres, produtivas, incentivando sempre o trabalho cooperativo (em grupos). Os alunos relatam diariamente que estudar matemática é divertido, que gostam muito das aulas, que compreendem o conteúdo de maneira clara. Esse é apenas o início de um longo trabalho, que pretendo realizar até o final do 5º ano.
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